Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

'Ajuda' é o escambau

Eu sou compreensiva com muitas coisas, mas tem aquelas outras em que sou totalmente radical.
Se existe algo nesta vida que me deixa fula, é a esmola. Não consigo acreditar na hipótese de que alguém negue trabalho para quem realmente precisa. Que fique claro que, não estou me referindo a aquelas pessoas (principalmente crianças) que são obrigadas a mendigar por aí; isto, antes de ser problema do governo, é um problema grave na estrutura familiar.
Eu me refiro aqui a aquelas pessoas adultas, saudáveis e vacinadas que tem a audácia de pedir dinheiro.
Uma vez eu ouvi algo que faz todo o sentido. Quem falou, disse que é politicamente correto nós acreditarmos no sociólogo filhinho de papai, com o astra zero na garagem, que diz que "é bandido ou pedinte por falta de oportunidade". Isso não existe.
Não é com esmola que se consegue dignidade e futuro, sendo que quem garante que é para comprar comida ou por outro motivo deste calíbre? É triste, mas a maioria que pede, pede para sustentar vícios, encher a cara e consumir drogas até cair. Não sei se sou a favor de doar comida também. Trabalho não mata ninguém, pelo contrário, dignifica.
Não sejamos idiotas... se a pessoa realmente tem caráter, vai capinar, trabalhar ajudando alguém, QUALQUER COISA, mas não vai pedir.
O mais estranho é que geralmente quem vai pedir, ainda se desculpa! Desculpar-me por quê, por ser vadio? Que vá trabalhar, ganhar a vida dignamente, e não nas costas dos outros. Outra coisa que também detesto é quando falam "Pelo amor de Deus...". Eu acredito em Deus, mas acho repulsivo quando o colocam no meio, como se caso eu não "ajudar", eu vou direto para o inferno. Sinceramente? Deus também deve achar repulsivo isso. Deixemos a caridade para Ele; e vamos trabalhar direito aqui, pois eu tenho certeza de que ninguém alivia o nosso lado.
Em uma sociedade regida pela televisão, um presidente-fantoche, futebol e um ópio chamado religião, e pior, usado indevidamente visando principalmente o lucro, ser crítico é defeito. Pensem o que quiserem; se for pra ajudar alguém, darei um futuro de verdade, e não um que acabe quando secar o copo.

Nenhum comentário: