Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

AK - 47


A cada final de semana se torna mais díficil sair pela cidade e não sentir raiva. Não, raiva não... repulsa. A cada domingo parece que a cidade fica mais suja, e por essas e outras que eu amo o inverno: nele, as ruas ficam praticamente desertas, logo, ficam limpas, pois as pessoas começam a pensar melhor antes de sair de casa. E eu amo o inverno, anyway...
Eu não sou contra o direito de ir e vir. Não sou contra você e seus amigos saírem à noite para beber uma cerveja e dar algumas voltas nas ruas. Eu sou contra a barbárie, sou contra as pessoas saírem e de brinde emporcalharem a cidade. Já disse, não sou contra o direito de ir e vir, mas eu acho que eu também tenho o direito de sair e andar em uma cidade limpa.
Ontem, vi um rapaz comprar algo pequeno, uma bala, não sei, e jogar o papel na floreira do estabelecimento! Custava andar um pouco mais até a lixeira ou simplesmente guardar a droga do papel no bolso? Ele viu que eu vi, e ele viu a minha reação. A cara dele foi algo como "Você viu?" e a minha "Vi sim, bastardo.". Bem, a reação acabou por ser cômica, mas isso não reduz o que ele fez, por menor que tenha sido.
Esses dias ouvi que arrancaram uma árvore. É, uma fuckin' árvore! Como diz um amigo meu, talvez tenham pensado algo como "Ontem derrubamos a lixeira... o que tem em pé hoje?".
Engraçado, pois quando nós, os 'playboyzinhos do centro' começamos a criticar, quem comete tal ato vira coitado. Me chame de radical, mas pra mim configura crime contra o patrimônio público, e sim, deveriam ser punidos de maneira exemplar.

Mudando da água para o vinho, o que dizer sobre a inocência do nosso povo? É, é inocência atribuir à Canoinhas o título de 'capital da erva-mate'. É RIDÍCULO ISSO, é ridículo ostentarmos um título que não é mais nosso. Você sabia que a economia de Canoinhas gira em torno da madeira, e que erva-mate representa só 2%?
As pessoas tem que começar a entender que agricultor não é coitado, que sim, só falta vontade e que nós não comemos madeira. Um dia eu quero falar aos meus filhos que sim, Canoinhas é a capital da erva-mate, mas é preciso fazer por merecer. Hoje, enquanto eu preparava meu mate, vi que a erva era de Santa Rosa, no RS. Nada contra a cidade, até porque tenho um amigo de lá (beijo, Felipão!), mas quando eu vou ao mercado vejo uma ou duas marcas daqui, o resto é de outros lugares. E me dói dizer isso, mas a dos outros lugares é melhor.
Deveríamos fazer por merecer, subir o nível, sair da posição vergonhosa que ocupamos no ranking de desenvolvimento do estado. Deveríamos valorizar mais o que é nosso, e não mandar a NOSSA erva-mate para o Uruguai, para lá ser beneficiada e exportada para o mundo. Sabia que na Itália consomem a nossa erva com selo do Uruguai? É, sad but true.

Todavia, essas mudanças não vão acontecer da noite para o dia. É preciso colocar esses ideais nas escolas, nas famílias, devemos resgatar esse espírito aqui. A festa de Santa Cruz de Canoinhas está por vir... qual será o próximo desfavor? a mudança da nossa bandeira de uma cuia de mate por um fardo de fumo e um pé de pinus? Já disse, condeno atitudes, e não quero ver a minha cidade sucumbir assim. Eu começo por mim, e você, o que faz?


OBS: o título se refere a tal frase, que falo quando vejo tal caos no centro: "Por que eu não trouxe minha AK-47?"

2 comentários:

Anônimo disse...

Não querendo desvalorizar seu trabalho nesse artigo, mas não sei se é de seu conhecimento o fato de que, Canoinhas não é mais a capital mundial da erva-mate, mas sim a CAPITAL DOS PRODUTORES DE ERVA-MATE, como mostra na seguinte entrevista, http://www.portaldecanoinhas.com.br/colunas/campeirismo03-04-2009 , (se for de seu interesse vê-la).
Em segundo lugar, a erva-mate exportada pro Uruguai é uma erva diferenciada da erva-mate consumida aqui e na região. A erva mandada para lá, é uma erva grossa, amarela, "velha" e sem palito, totalmente o oposto da erva-mate tomada aqui. Já foi tentado vender esta erva na região, porém não foi conseguido mercado algum, pois o pessoal já acostumou tomar erva da região oeste, como a de Tertúlia - SC, por exemplo, que é uma das ervateiras líderes de mercado na região de RS e SC.

Kamila disse...

Olá, anônimo. Obrigada pela informação, mesmo. Esta me será útil, futuramente.
beijo