Ontem, enquanto visitava algumas páginas, lembrei que uma amiga minha havia comentado que queria assistir esse filme, e que a algumas semanas atrás vi muitos sites falando sobre ele. Resolvi procurar o trailer, que me encantou de imediato, me trazendo uma curiosidade enorme. Baixei o filme ontem mesmo, com o som e a imagem perfeitos, além de legendado.Durante o filme, um turbilhão de emoções passou por mim. Eu pensei que esse filme seria o próximo Frida, que me deixou mal por duas semanas, pois senti que assim como o sofrimento de Frida escorreu para mim, o sentimento de Nina também escorreria, me deixando igualmente mal.
Mas para a minha surpresa, não foi o caso. Embora durante o filme se tenha emoções adversas, é impossível chegar ao final e gostar "mais ou menos" - ou você ama, ou odeia. E eu amei.
Para começo, eu adoro a Natalie Portman. Se ela não ganhar o Oscar de melhor atriz por esse filme, ou semelhante, desacredito que existe gente com sensibilidade. Assisti esses dias A Rede Social (do qual falarei ainda), e eu achei que de fato ganharia. E pode ganhar, mas como Cisne Negro foi indicado, será difícil decidir entre o Facebook e o Lago dos Cisnes.
Outra coisa que gosto em filmes é o jogo de cores, luzes, e fotografia, sobretudo. Tem muitos cartazes disponíveis na internet, e confesso que foi muito difícil escolher um para ilustrar este post, pois todos são magníficos. Fui por aquele que achei que poderia expressar melhor o filme, no geral.
Para quem acha que esse é só mais um filme sobre balé, deixe seus preconceitos do lado de fora e assista. A aflição quanto à cobrança de ser perfeita, a melhor, a pressão natural de grandes empreendimentos e a negatividade dos outros, e o modo que isso afeta a protagonista são reais. Acredito que todos passamos por isso, independente da intensidade. No meu caso, por exemplo, em situações de stress a minha pele dá sinais nítidos de que algo está errado. Todo mundo tem seus sinais, só é preciso saber ouví-los, antes que seja tarde. O que passa com Nina é uma passagem que fica evidente quando ela fala "She's gone!". É uma prova de fogo, que a faz ver coisas que não existem.
Pelo o que eu vi, só para o Oscar está indicado em 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Edição; para o Globo de Ouro, 4: Melhor Filme, Melhor Atriz (que Natalie Portman já ganhou), Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante; para o SAG Awards, 3: Melhor Atriz (ganhou também), Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Direção e para o BAFTA Awards, 12 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Cinematografia, Melhor Edição, Melhor Desig de Produção, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Cabelo e Maquiagem.
De fato, não dá pra esperar menos. Ou melhor, é impossível esperar menos. Sem dúvida, um dos melhores filmes que já assisti.
Um comentário:
Ahhhh!
To louca para assistir esse filme. Só que ninguém se disponibilizou a ir comigo assistir. T-T
Beijos
Postar um comentário