Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Indicação: Dois Irmãos


Quem tem irmãos sabe que quem diz que nunca brigou/bateu/espancou está mentindo. É bonito dizer que irmãos vivem em harmonia sempre, e é muito comum ver pais querendo disfarçar conflitos entre seus filhos perante à sociedade. Não digo que é impossível haver irmãos que se dão bem um com o outro, mas todos sabemos que em ao menos um momento algo sai errado.
Este livro de Milton Hatoum trata a relação entre dois irmãos, gêmeos, Omar e Yaqub. Um deles, inteligente e esforçado, especialmente em ciências exatas. O outro, apaixonado pela vida boêmia presente em Manaus, rei dos clubes e dos carnavais.
Um deles passa um tempo exilado no Líbano, e ao voltar, se antes era quieto, tornara-se fechado para o mundo exterior, buscando refúgio nos números, sendo atormentado pelo outro irmão, como se fosse um animal selvagem que foi domesticado.
Este romance te faz pensar em questões familiares, naqueles pózinhos que são mandados para baixo do tapete, mas que com os anos viram conflitos sérios, convertidos em catástrofes. Tal como Dom Casmurro que lança o eterno enigma do qual Capitu traiu ou não Bentinho, este livro te faz pensar em quem é o verdadeiro culpado, já que os fins justificam os meios. Este livro é a personificação da máxima que o pior cego é aquele que não quer ver, e talvez seja isso que o torne tão bom. É uma estória que te prende, onde tudo tem coesão e nada é ao acaso - Assim como a vida.

Nenhum comentário: