Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano novo, denovo


É complicado falar sobre uma coisa que você não sabe como será. Mais fácil, até então, falar sobre 2010.
Estou satisfeita com esse ano que passou. Conheci pessoas ótimas, as coisas fluiram muito bem. Se for pra jogar na balança, tem mais coisas boas do que ruins, o que me deixa sinceramente feliz.
Assisti ótimos filmes, fui em dois shows ótimos, Pouca Vogal e Nazareth, li bons livros, e claro, foi a minha formatura do Ensino Médio.
Este foi o ano que eu soube o que é estudar de manhã, tarde e noite, chorar de desespero, e sentir todo o ânimo descer pela pia com a água. Mas foi o ano que eu me decidi, que consegui tomar mais decisões por mim mesma.
Esta foto é do presente de Natal que a minha prima-madrinha, a Tati, me deu. Este vai ser o símbolo da minha batalha, o combustível que não vai deixar eu desistir, ainda que o caminho não seja fácil.
Uma coisa que eu sempre digo é que não importa aonde você está, mas sim com quem está. Várias pessoas que conheci melhor neste ano são aquelas que quero levar sempre comigo, não importa aonde eu vá. As pessoas sempre fazem a diferença (né, Diogo? ♥).
Acho que a única coisa que me cabe dizer para 2011, é que este novo ano supere 2010, em todos os sentidos.
Para você que está lendo isso, um feliz 2011, cheio de conquistas e tropeços, pois sem eles não se chega a lugar nenhum.
Vou me valer de uma das minhas partes preferidas do filme Hitch, Conselheiro Amoroso:

Nunca minta, roube, engane ou beba.
Mas se for para mentir, que seja para estar ao lado de quem ama;
Se for para roubar, que seja para tirá-la das más companhias;
Se for para enganar, que seja a morte;
E se for para beber, beba todos os momentos que tiram o seu fôlego.

Bom 2011 ;)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pra não dizer que não falei das flores


Clique na imagem para melhor visualização
Neste ano eu li 42 livros. Ok, muitos foram pra vestibular, mas também li aquilo que eu quis ler na hora em que melhor me caiu. Abaixo, segue a lista desses livros, mais detalhada que na foto. Vou organizar em Título - Autor - Dia que começei a ler - Dia que terminei. A lista ainda não está completa; quero chegar a 45 livros ainda. Mas, dependendo, faço uma postagem extra. Enjoy ;)

  • Elite da Tropa - Luis Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel - 13/12/2009 - 04/01/2010;
  • Honoráveis Bandidos; Um retrato do Brasil na era Sarney - Palmério Dória - 05/01/2010 - 20/10/2010;
  • Rolling Stone; As melhores entrevistas da revista Rolling Stone - editadas por Jann S. Wenner e Joe Levy - 21/01/2010 - 04/02/2010;
  • A Arte da Guerra e a Arte do Amor - Gary Gagliardi - 05/02/2010 - 09/02/2010;
  • O Pagador de Promessas - Dias Gomes - 10/02/2010 - 10/02/2010;
  • Vidas Secas - Graciliano Ramos - 12/02/2010 - 15/02/2010;
  • A Casa das Sete Mulheres - Leticia Wierzchowski - 15/02/2010 - 22/02/2010;
  • Estação Carandiru - Drauzio Varella - 25/02/2010 - 02/03/2010;
  • Capitães da Areia - Jorge Amado - 12/03/2010 - 21/03/2010
  • Anarquistas Graças a Deus - Zélia Gattai - 25/03/2010 - INTERROMPIDO;
  • O Primo Basílio - Eça de Queiroz - 12/04/2010 - 01/05/2010;
  • A Misteriosa Chama da Rainha Loana - Umberto Eco - 13/05/2010 - 30/05/2010;
  • Felicidade Clandestina - Clarice Linspector - 31/05/2010 - 04/06/2010;
  • Comédias para se Ler na Escola - Fernando Veríssimo - 05/06/2010 - 07/06/2010;
  • O Guarda-Roupa Alemão - Lausimar Laus - 07/06/2010 - 14/06/2010;
  • O Segredo Alemão - Focus Magazin Verlag e Unternehmen Erfolg - 14/06/2010 - 21/06/2010;
  • O Sequestro do Metrô 123 - John Godey - 20/06/2010 - 07/07/2010;
  • O Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles - 24/06/2010 - 19/07/2010;
  • Leão-de-Chácara - João Antônio - 08/07/2010 - 12/07/2010;
  • A Maldição do Cigano - Stephen King - 21/07/2010 - 26/07/2010;
  • Iracema - José de Alencar - 27/07/2010 - 29/07/2010;
  • A Rosa do Povo - Carlos Drummond de Andrade - 29/07/2010 - 02/08/2010;
  • Primeiras Estórias - Guimarães Rosa - 02/08/2010 - 06/08/2010;
  • Anjo Negro - Nelson Rodrigues - 06/08/2010 - 07/08/2010/
  • Laços de Família - Clarice Linspector - 08/08/2010 - 16/08/2010;
  • Inocência - Visconde de Taunay - 16/08/2010 - 22/08/2010;
  • 1984 - George Orwell - 23/08/2010 - 30/08/2010;
  • Morte e Vida Severina - João Cabral de Mello Neto - 31/08/2010 - 01/09/2010;
  • O Continente I; O Tempo e o Vento - Érico Veríssimo - 01/09/2010 - INTERROMPIDO;
  • O Filho Eterno - Cristovão Tezza - 02/09/2010 - 06/09/2010;
  • O Continente I; O Tempo e o Vento - Érico Veríssimo - 08/09/2010 - 19/09/2010;
  • Libertinagem e Estrela da Manhã (entre outros) - Manoel Bandeira - 20/09/2010 - 20/09/2010;
  • Memórias de Um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida - 21/09/2010 - 28/09/2010;
  • São Bernardo - Graciliano Ramos - 29/09/2010 - 03/10/2010;
  • Antologia Poética - Vinicius de Moraes - 30/09/2010 - 06/10/2010;
  • Urupês - Monteiro Lobato - 05/10/2010 - 14/10/2010;
  • Antologia Poética (ênfase em Muitas Vozes) - Ferreira Gullar - 06/10/2010 - 11/10/2010;
  • 10 Dias que Abalaram o Mundo - John Reed - 12/10/2010 - 22/10/2010;
  • Luzia-Homem - Domingos Olímpio - 01/11/2010 - INTERROMPIDO;
  • Contos Fluminenses - Machado de Assis - 22/10/2010 - 01/11/2010;
  • Dois Irmãos - Milton Hatoum - 23/11/2010 - 28/10/2010;
  • Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga - 12/11/2010 - 16/11/2010;
  • Musashi vol. I - Eiji Yoshikawa - 16/11/2010 - 20/12/2010;
  • Contos Gauchescos - Simões Lopes Neto - 26/11/2010 - 26/11/2010;
  • Homens e Caranguejos - Josué de Castro - 24/12/2010 - 26/12/2010.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Flores no Deserto

Um dia posso até pagar por isso, o impossível é o meu mais antigo vício. Ou então, um delírio do meu coração que vê as coisas aonde as coisas não estão. Tão certo como flores no deserto, real como as miragens da paixão. Havia inocência em seu sorriso enquanto caminhava rente ao precipício; estava calmo por acreditar em perfeição, tal qual o tolo da colina na canção. Tão certo como flores no deserto, real como as miragens da paixão...

Flores no Deserto - Os Paralamas do Sucesso

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Obrigada.


Hoje, eu estava me sentindo um pouco mal comigo mesma. Tentei ligar para quem eu gosto, para aqueles que eu sei que me ouviriam, e não deu certo. Uma sensação estranha me tomou, um pressentimento, talvez. Tentei estabelecer um diálogo, e foi em vão. Até que, abro meu blog, e vejo um comentário na última postagem, que me encheu de uma coragem
necessária. O comentário foi feito por um anônimo.
Quando eu me sinto assim, eu sinto a necessidade de que algo bom aconteça, de acordar no dia seguinte com uma nova energia, novas aspirações para continuar, e esse comentário foi a melhor coisa que me aconteceu hoje.


Anônimo: seja lá quem seja você, eu espero que os anjos estejam contigo, e te protejam de tudo. Eu espero, de coração, que Deus esteja com você, e que cuide de você. Eu nunca pensei que isso poderia acontecer, e isso só comprova aquela teoria de que estamos todos conectados, e que nunca estamos sozinhos. Eu não sei quem é você; mas, lhe agradeço, com a minha melhor parte por ter feito aquele comentário. Muito obrigada, e que a paz esteja com você.




terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vermelho

Todas as pessoas têm sonhos, e sonhar faz parte da natureza humana. Mas infelizmente, nem todos acordamos vestindo armaduras invisíveis, e isso faz com que ao menos eu me sinta um pouco frágil em relação ao mundo, e com as coisas que eu quero. Uma vez eu disse para uma amiga, e disse ao meu namorado, que há dias em que eu me sinto como um Dom Quixote, que fica lutando contra os moinhos das aflições humanas, e parece que tudo é em vão.
Um dos meus filmes favoritos é o V de Vingança, e sempre que eu assisto, além de eu me emocionar, faz com que eu me sinta melhor e mais relaxada comigo mesma. Semana passada eu o assisti novamente, e os sentimentos foram os mesmos das outras vezes, e com isso eu conclui de que todos nós procuramos o nosso V interior, de forma que possamos nos proteger, e proteger os outros também. Eu luto todos os dias para ser um V, para que eu não perca a fé em mim mesma, principalmente.
Tem uma música do Titãs, chamada Antes de Você, e essa música traduz o filme. A primeira vez que ouvi, eu estava em Curitiba, indo fazer uma prova, e ela me acalmou muito.
O fato é que as aflições sempre estarão ali, o que muda é a consideração que damos à ela. É melhor viver, é melhor lutar. Mesmo que tenha sangue, é o SEU sangue que está ali, e só você pode vingar cada gota dele.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

It's probably me.


Hoje o meu café da manhã teve um gosto do qual eu jamais vou esquecer.


Sting feat Eric Clapton

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Indicação: Dois Irmãos


Quem tem irmãos sabe que quem diz que nunca brigou/bateu/espancou está mentindo. É bonito dizer que irmãos vivem em harmonia sempre, e é muito comum ver pais querendo disfarçar conflitos entre seus filhos perante à sociedade. Não digo que é impossível haver irmãos que se dão bem um com o outro, mas todos sabemos que em ao menos um momento algo sai errado.
Este livro de Milton Hatoum trata a relação entre dois irmãos, gêmeos, Omar e Yaqub. Um deles, inteligente e esforçado, especialmente em ciências exatas. O outro, apaixonado pela vida boêmia presente em Manaus, rei dos clubes e dos carnavais.
Um deles passa um tempo exilado no Líbano, e ao voltar, se antes era quieto, tornara-se fechado para o mundo exterior, buscando refúgio nos números, sendo atormentado pelo outro irmão, como se fosse um animal selvagem que foi domesticado.
Este romance te faz pensar em questões familiares, naqueles pózinhos que são mandados para baixo do tapete, mas que com os anos viram conflitos sérios, convertidos em catástrofes. Tal como Dom Casmurro que lança o eterno enigma do qual Capitu traiu ou não Bentinho, este livro te faz pensar em quem é o verdadeiro culpado, já que os fins justificam os meios. Este livro é a personificação da máxima que o pior cego é aquele que não quer ver, e talvez seja isso que o torne tão bom. É uma estória que te prende, onde tudo tem coesão e nada é ao acaso - Assim como a vida.